domingo, 1 de fevereiro de 2009

DOIS GRANDES NOMES

Resgatando minha entrada na Lehakat Carmel, eu e Diego tivemos que aprender as coreografias do repertório e dentre elas Shibolet Basade (de Gavri Levi) e Hora Emek (de Yonathan Karmon).
Não posso imaginar Lehakat Carmel ou até a dança folclórica israelense sem essas duas grandes obras de arte, pois na vrdade é isso que são, duas peças raras e preciosas.
Digo isso porque em minha opinião são esses dois grandes coreógrafos israelenses que fizeram da dança folclórica aquilo que ela é.
Sempre disse aos meus dançarinos, colegas e a quem fervorosamente e passionalmente pudesse travar discussões e bate papos infindáveis.
Yonathan Karmon que foi um dos grandes precursores da dança israelense criou um folclore moderno e altamente técnico dando ferramentas e instrumentos para que outros coreógrafos bebessem de sua fonte e pudessem colocar sua criatividade e imaginacao em acao.
Gavri Levi que foi dançarino de Karmon criou um estilo próprio ao qual me apaixonei apesar de muitos acharem um folclore simplista para mim era um gênio nas combinações musicais e escolha de repertórios, além das construções coreográficas e movimentações espaciais que acabei utlizando em muitas de minhas coreografias como inspiracao e referencia.
Passadas quase 3 décadas continuam sendo em minha opiniao os grandes coreografos que deram ao nosso folclore as nuances que ainda hoje sao utilizadas.
É claro que existe hoje uma infinidade de coreógrafos em Israel que deram continuidade aquilo que estes dois artistas iniciaram, mas ao pensar neles e a imaginar suas coreografias em minha mente ainda sinto aquele arrepio e me emociono, pois suas danças falam com meu coração e resgatam a identidade judaica que tanto tentamos incutir e propagar através daquilo que fazemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário