sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ANEXO 1

Agora, parando um pouco a cronologia vou voltar um pouquinho, para algumas coisas que eu deixei passar.
Quando entre no Hakotzrim, uma das primeiras e mais importantes coisas que o Guiora havia me dito, era que queria que frequentasse as harkadot, que naquela época eram às quintas-feiras, sendo chug desde a idade infantil na parte da tarde até harkadá para adiantados ao final da noite.
A quantidade de chuguim não era tão grande quanto a que existe hoje, mas o fato de ser algo inédito e novo atraia muitas pessoas de todas as idades e a energia e carisma que o querido Guiora possuia, atraia muitas pessoas, mesmo que fosse somente para assistir as harkadot.
Como coreógrafo o Guiora tinha uma coisa que era muito engraçada, ele beliscava algumas pessoas para chamar a atenção, eu fui beliscado algumas vezes, mas ao mesmo tempo era exigente e com sua idade de 50 e poucos anos continuava tendo a classe de um bailarino que foi um dos melhores dançarinos da Lehakat Karmon em Israel.
Uma das coreografias que ele montou e que marcaram a história das danças, tanto na Hebraica como no Brasil e América Latina foi "Hora Emek", uma coreografia de Yonathan Karmon que homenageava o Emek Yzreel, originalmente chamada "Lavriada" pois a música havia sido criada por um músico cujo sobrenome era Lavri.
Mesmo depois de ter voltado para Israel, para o Kibutz Merchavia onde vivia, Guiora sempre continuou ligado as danças, organizando viagens de lehakot do Brasil e América Latina à Israel, e se envolvendo nos primeiros Festivais de Karmiel juntamente com umas dezenas de coreógrafos e markidim que eram os icones da dança israelense.
Guiora foi o precursor do movimento de dança no Brasil, mas não posso deixar de citar que antes dele algumas pessoas também contribuiram para o início da história da dança no Brasil.
Uma das pessoas que sempre esteve ao lado de Guiora e até hoje é uma grande entusiasta e com certeza tem mais recordações daquela época e a Rosita Klar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário